Criação de conteúdo na internet: como funciona?

31/01/2020


Você está na LJ Comunicação, uma agência de conteúdo estratégico que está localizada em São José dos Campos, no interior de São Paulo. Oferecemos conteúdo notável para clientes de todo Brasil. Mas quais são os diferentes formatos de criação de conteúdo para internet? Como funciona? Destacamos a seguir, vamos lá:


O que é SEO?

Significa Otimização de Busca na Internet, Search Engine Optimization. Em resumo, é com SEO que você vai melhorar a sua exibição nos resultados de busca - ou seja, no Google. Aparecer de forma orgânica no Google por conta da relevância? Isso é SEO. Diferentemente dos links patrocinados do Google, por exemplo, que você precisa investir para aparecer no topo. Com o SEO, você aumenta a audiência do seu site.

Há critérios específicos do Google para que o seu site apareça na primeira página. Entre eles estão tópicos como palavra-chave, título da matéria (despertar interesse do leitor para melhor retorno de CTR, ou seja, uma melhor taxa de cliques), intertítulos ou subtítulos (destaques durante o texto que geram melhor indexação), além de meta-description (o primeiro parágrafo que aparece nos sites de busca) e text alt (informações sobre as imagens do seu conteúdo).

O que faço com Inbound Marketing?

Aqui o objetivo é transformar tráfego em leads. Ou seja, você terá o cadastro dos seus leitores, transformando-os em leads. Em resumo, o Inbound Marketing tem o objetivo de despertar o interesse do cliente com conteúdo relevante para que ele chegue ao seu produto final. Tem podcast, reportagens interessantes em texto, post atrativo em blogs, vídeos no YouTube, e-books, enfim, uma infinidade de atrações para pescar este leitor. Ele entra no seu blog, por exemplo, por estar interessado no conteúdo com dicas para cortar carnes de churrasco. E, ao fim, terá uma oferta para comprar as carnes.

Com as redes sociais o meu conteúdo serve para?

Você vai gerar tráfego para o seu site. Melhorar o posicionamento e a imagem da sua marca. Além de interagir e engajar o seu público. É preciso estar preparado para administrar com profissionalismo as redes sociais. Comentários sem respostas, posts sem engajamentos, tudo isso precisa ser observado de perto. 

O que é Copywriting? Preciso de um Copywriter?

O objetivo do Copywriting é converter e fechar vendas. Motivar o leitor a tomar uma ação. Esse é o chamado "texto que vende sozinho". Ele precisa ser persuasivo e utilizar gatilhos mentais específicos para encaminhar o leitor para determinada ação. Na lista de gatilhos mentais temos, por exemplo, imediatismo, urgência, call to action (chamada para determinada ação), exclusividade, entre outros.

Na área comercial temos o chamado Branded Content, ou Conteúdo Publicitário. Trata-se de uma reportagem com formato jornalístico, mas com proposta comercial. Trabalhando com copywriting, storytelling e relevância, é possível construir conteúdos diferenciados.

Marketing de Conteúdo

Portanto, independentemente dos termos técnicos ou das siglas, o fato é o seguinte: ao investir em Marketing de Conteúdo, você precisa apostar em conteúdo relevante e notável. Aquele conteúdo atrativo, informativo e que possa acrescentar algo para a rotina do leitor. 

Qual é a história da sua empresa? Qual é a melhor forma de contar essa história para fazer a diferença na vida dos seus clientes? Vamos contar histórias notáveis...

Se você precisa de consultoria em Marketing de Conteúdo, fale com o nosso atendimento por WhatsApp