Qual a relação do contágio social com o comportamento organizacional?

10/02/2020

Quando falamos de criação de conteúdo, estamos falando de criar uma identidade para a empresa. E quem são as pessoas que fazem essa empresa? Neste post vamos falar sobre Contágio Social. E mais: qual a relação do contágio social com o comportamento organizacional? 

A psicóloga Luciana Voos, de São José dos Campos, nos explica o que é contágio social:

Contágio social é a tendência que temos de copiar a forma como amigos e familiares se comportam. Existem estudos que afirmam que somos influenciados diretamente pelos amigos mais próximos e familiares quando pensamos na formação de bons ou maus hábitos. Como tabagismo, obesidade e alcoolismo. Quaisquer comportamentos podem ser influenciados por pessoas ao seu redor de forma positiva ou negativa.


Segundo a psicologia analítica, podemos pensar que o meio nos influencia, sim, mas não é determinista. Não é possível não ser influenciado nunca, principalmente quando falamos de pessoas significativas, que amamos ou admiramos.

Um outro exemplo é a obesidade, altamente influenciada por pais, filhos e entes próximos. Nesse caso é importante saber manejar as relações, tirar o foco da comida ou bebida e buscar outros meios de se relacionar e aproveitar a presença do outro. Podemos ir a uma festa e focar em conversar, interagir ou estar presente de forma mais consciente.

Quando falamos de empresas e organizações, vale lembrar que é fundamental você contar com personalidades bem diferentes em seu ambiente de trabalho. Alguém experiente, alguém jovem, alguém que foi criado no ambiente X, alguém que foi criado no ambiente Y e etc.